CATALANSALMON: 18 anys 7 mesos i 21 dies (6808 dies) posant en contacte catalans arreu del món
Login Passwd HAS PERDUT EL TEU PASSWORD? REGISTRA'T
Tauler/Pissarra
Només els usuaris registrats poden afegir continguts. Clica Aqui per registrar-te de franc
16-06-2020-Estratégia ‘sueca’ falha e Curitiba volta a fechar bares e parques para frear coronavírus | 09-11-2019-Lula surt en llibertat després d'un any i mig de presó per corrupció | 08-04-2018-Lula pasa su primera noche en prisión mientras las calles estallan en protestas | 17-04-2015-Sant Jordi 2015 | 19-03-2015-LA BOQUERIA RESTAURANT CATALA | 22-10-2014-Trobada ? | 29-08-2014-CURS DE LLENGUA CATALANA (NIVELL BÀSIC) | 19-06-2014-BUSQUEM CATALÁNS QUE VULGUIN FER UN CURS GRATUÏT DE GESTIÓ DE PROJECTES SOCIALS | 21-10-2013-Academia de Kung-Fu i Chi Kung a Curitiba Portao.. | 16-10-2013-vot virtual |
 TOTES ANUNCIS PIS HABITACIONS FEINA IDIOMA ACADEMIES COMPRA VENDA NOTICIES TURISME  
Estratégia ‘sueca’ falha e Curitiba volta a fechar bares e parques para frear coronavírus
2020-06-16 (1/3) - Pujat per WEBMASTER (Catalansalmon) - Comparteix

Casos diários triplicaram em uma semana e capital paranaense começa a segunda-feira sob novas regras. Prefeitura não descarta ‘lockdown’ se não houver achatamento na curva da covid-19

https://brasil.elpais.com/brasil/2020-06 -15/estrategia-sueca-falha-e-curitiba-vo lta-a-fechar-bares-e-parques-para-frear- coronavirus.html

Com a pandemia do novo coronavírus sob controle no início de maio, Curitiba estava em uma situação confortável em relação a outras capitais que sofriam com o colapso em seus sistemas de saúde. Tanto que, na época, o prefeito Rafael Greca (DEM) declarou em sua conta no Twitter que os curitibanos vinham “seguindo o modelo sueco, recomendado pela OMS. Não fizemos lockdown, apostando na inteligência das pessoas”, em referência à estratégia adotada pela Suécia para frear a doença. O ex-ministro da saúde, Henrique Mandetta, chegou a declarar que “quem dera se todos fossem Curitiba”, em alusão ao sistema de saúde da cidade. A cidade registrava naquele começo de mês pouco mais de 600 casos.

No entanto, uma nova conjuntura mostra que a estratégia, pouco mais de um mês depois, falhou: na última semana, a cidade viu triplicar o número de registros diários da doença, que se mantinham em uma média de 14 por dia. Só no sábado (13), foram 59 novos. No total, são 1.177 casos confirmados de Covid-19, e 78 óbitos.O Paraná está apenas na posição 22 entre os 27 Estados brasileiros no ranking de mortes provocadas pela pandemia, por isso os números de Curitiba parecem modestos diante dos mais de 5.000 mortos da capital paulista ou do colapso de Manaus, mas foi um gatilho. No fim da tarde do próprio sábado, a secretária municipal da saúde, Márcia Huçulak, divulgou medidas mais rígidas para circulação e funcionamento do comércio na capital paranaense, que começam a valer nesta segunda-feira.

Curitiba sai do nível de alerta amarelo (moderado) para o laranja (2, de risco médio), conforme o Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social, sistema de monitoramento adotado na cidade para rastrear a doença, e que estabelece quais medidas devem ser tomadas em cada nível. As academias de ginástica, reabertas por decreto estadual no dia 25 de maio, voltam a fechar a partir desta segunda-feira. Os shopping, que também retomaram as atividades, continuam abertos, mas com restrições: lojas das 12h às 20h. A praça de alimentação pode permanecer funcionando até às 15 horas para o público. Depois disso, os restaurantes devem operar apenas por delivery.

Questionada sobre manter shoppings abertos mesmo no nível laranja (que prevê o fechamento), a secretária disse que a prefeitura irá “observar”. “Podemos fazer um outro decreto essa semana”, frisou a secretária, que não descarta a possibilidade de lockdown em um futuro próximo, caso a situação se agrave e a população não coopere com o isolamento. O comércio de rua e galerias começam às 10h e vão até às 16h. Bares, parques, praças, igrejas e templos religiosos serão fechados por tempo indeterminado. Tudo isso porque o afrouxamento das restrições ao comércio e circulação de pessoas já trouxe uma conta cara ao SUS, que agora tem 74% dos leitos de UTI reservados para a covid-19 ocupados, porcentual quase igual ao dos leitos destinados para outras doenças (73%).

A secretária Márcia Huçulak afirma que as restrições têm como objetivo evitar o colapso no sistema se saúde, justamente por conta da ocupação de leitos: uma das características da covid-19 quando há complicações, é que o paciente passa muitos dias internado, às vezes semanas. A falta de espaço para tratar outras doenças também preocupa. “As pessoas adoecem de outras condições”. Menos isolamento, lembrou a secretária, gera mais acidentes e mortes por violência, o que também sobrecarrega o sistema.

Equipado para ser referência no tratamento de casos graves da covid-19 via SUS em Curitiba, a situação do Hospital do Trabalhador (HT) é ainda mais preocupante: em boletim interno divulgado somente aos profissionais da instituição, e ao qual o EL PAÍS teve acesso, a ocupação dos leitos de UTI para a doença é de 88%. A cidade passa ainda por um aumento nos casos de morte por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com causa não especificada. De acordo com análise da Lagom Data para o jornal Folha de S. Paulo com dados do OpenDataSus, Curitiba registra cinco mortes atribuídas a causas respiratórias para cada uma de covid-19. “Todos os casos de SRAG são testados, agora mais do que nunca. Por isso, não há relação com subnotificações de covid”, garantiu a secretária.

“Não acaba, gente”
Segundo Márcia Huçulak, o fechamento de locais que haviam sido reabertos (como igrejas, academias e templos religiosos) acontece porque esses foram alguns dos espaços que tiveram surtos da doença na cidade. “Tem um equívoco das pessoas, e estamos batendo nessa tecla. Não acaba, gente. O vírus não vai embora. Ele só vai embora com uma vacina ou tratamento comprovado. Eventualmente, está tranquilo quem teve a doença e se recuperou, mas tudo ainda é desconhecido sobre a doença. E muita gente não entendeu a gravidade”. Situações como pessoas se recusando a usar máscaras em supermercados, aglomerações em supermercados e lojas de departamentos, festas em condomínios residenciais e agressões a fiscais que controlavam a entrada de pessoas nos ônibus são algumas cenas recorrentes em Curitiba. “Qual é a parte que as pessoas não entenderam? A responsabilidade deve ser coletiva” salientou Márcia.

Sobre o transporte coletivo, há muitas reclamações dos usuários, que lembraram as aglomerações e os ônibus cheios durante uma live da secretária. Na sexta-feira, a prefeitura informou que os ônibus em Curitiba vão circular com ocupação máxima de 50%. A Urbanização de Curitiba (URBS), que administra o transporte coletivo na cidade, determinou que os motoristas não parem mais nas estações-tubo ou pontos de ônibus nas ruas quando os veículos estiverem com a metade da capacidade ocupada. “Acreditamos que as restrições de horário no comércio irão ajudar. Mas vemos estudantes sem aula circulando, e outros grupos sem necessidade de sair circulando. Precisamos do apoio da sociedade. Pedimos ao máximo que as pessoas, por favor, fiquem em casa”, clamou a secretária.
Lula surt en llibertat després d'un any i mig de presó per corrupció
2019-11-09 (2/3) - Pujat per WEBMASTER (Catalansalmon) - Comparteix

El Tribunal Suprem li permet esperar en llibertat les sentències dels dos processos per corrupció que encara té pendents

https://www.ccma.cat/324/lula-surt-en-ll ibertat-despres-dun-any-i-mig-de-preso-p er-corrupcio/noticia/2962045/

L'expresident brasiler Luiz Inácio Lula da Silva, de 74 anys, ha sortit aquest divendres de la presó de Curitiba, després de més d'un any i mig per dues condemnes per corrupció que sumen més de 20 anys de presó, segons una recent decisió del Tribunal Suprem que li permet esperar en llibertat una sentència ferma de tots dos processos.

Lula, empresonat des d'abril de 2018, ha sortit de la Superintendència de la Policia Federal de Curitiba enmig d'un bany de multituds que l'aclamaven.

Luiz Inácio Lula da Silva:

"Han intentat criminalitzar l'esquerra."

La seva excarceració no significa que hagi estat exonerat, sinó que esperarà en llibertat a esgotar les vies de recurs en les dues condemnes que ha rebut fins ara i que podrien augmentar, ja que ha estat imputat en cinc casos més i té tres denúncies pendents.

Lula va ser condemnat al juliol de 2017 a nou anys i mig de presó per acceptar un tríplex de luxe com a pagament als favors polítics que va fer a la constructora OAS. Després, la pena es va canviar, primer a dotze anys i un mes i finalment a vuit anys i deu mesos.

El mes de febrer passat, l'antic dirigent sindical va rebre una segona condemna per corrupció. Aquesta vegada, a dotze anys i onze mesos de presó per les reformes que les constructores OAS i Odebrecht van fer en una propietat rural atribuïda a Lula en Atibaia, a Sao Paulo, també com a pagament als seus favors polítics.
Lula pasa su primera noche en prisión mientras las calles estallan en protestas
2018-04-08 (3/3) - Pujat per WEBMASTER (Catalansalmon) - Comparteix

Grupos de detractores y afines al expresidente de Brasil se manifiestan en Curitiba, en las inmediaciones donde Lula fue encarcelado y en otras ciudades del país como Sao Paulo, Brasilia o San bernardo do Campo. Nueve personas, resultaron heridas, entre ellas una niña y un policía.

http://www.publico.es/internacional/lula -pasa-primera-noche-prision.html
Atenció, tot i que els anuncis del tauler son postejats per membres registrats de la web, Catalansalmon NO certifica ni comprova que siguin autèntics o actualitzats, i per tant NO es fa responsable, no fotem :)

CATALANSALMON: missió, visió, valors

Que fem a catalansalmon?
[127] http://Curitiba.catalansalmon.com es una de les webs de CATALANSALMON.com -Versio: 2.1 ® 2.1 - info@catalansalmon.com
SERGI MARZABAL ©2005 ::: Avís legal / Normes d'ús  ::: 172.69.58.183 - userCountry= POLÍTICA DE COOKIES
Els continguts d´aquest site són gratuits i lliures
Si vols ajudar a desenvolupar el projecte catalansalmon, aqui pots donar la quantitat que vulguis